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NORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO E FORMATOS

 

1) LEGISLAÇÃO E AUTO-REGULAMENTAÇÃO

- CONAR: a Central de Outdoor, como membro do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, e suas Exibidoras Afiliadas acompanham as resoluções do CONAR quanto ao cumprimento das normas éticas do Código Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, inclusive quanto à suspensão da veiculação de cartazes que estejam em desacordo com o Código.

- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: por determinação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o material a ser exibido deve identificar o anunciante responsável pela mensagem publicitária de tal forma que o consumidor fácil e imediatamente a identifique como tal. Pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o cartaz pode ter sua exibição suspensa, caso seja julgado enganoso ou abusivo.

- CENP: a Central de Outdoor também é signatária da constituição do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, estando suas afiliadas condicionadas a operar segundo suas normas-padrão. Tendo em vista os padrões qualitativos e demais requisitos a serem preenchidos pelas agências de propaganda e, de conformidade com as normas-padrão de auto-regulamentação do setor publicitário, este veículo (jornal, rádio, TV, outdoor etc) continuará concedendo às agências devidamente certificadas pelo CENP o desconto-padrão de 20% sobre o montante faturado a seus clientes.Nos demais casos, o veículo desobrigar-se-á de tal forma de remuneração, aceitando a partir de março de 2003 a intermediação da agência não certificada pelo valor bruto da sua lista de preços.

2) PERIODICIDADE DA EXIBIÇÃO – BI-SEMANA®

- Bi-semanal, com início as segundas-feiras das semanas pares.
- Colagem: de segunda a quinta-feira, desde que os cartazes estejam nas oficinas na quinta-feira que antecede a colagem.

COMPRA DE ESPAÇOS

- As compras de espaços devem ser realizadas através de carta-reserva com negociação, não sendo aceitas compras efetuadas verbalmente.
- A partir do recebimento de carta-reserva, as Exibidoras Afiliadas enviarão em 48 horas a relação prévia de locais, confirmando a compra dos espaços para a agência/anunciante, que terá 72 horas para a confirmação, se esta ocorrer antes do início da BI-Semana® anterior à exibição. Após o início da BI-Semana® anterior à exibição, a confirmação deverá ocorrer em 72 horas.

PRAZOS:
- O faturamento será emitido com vencimento para 15 dias, fora a BI-Semana® de exibição.

4) AUTORIZAÇÕES
- As autorizações originais (fax, e-mail e Xerox não tem validade legal) devem ser entregues até 10 dias antes do início da veiculação.
- É imprescindível que os dados cadastrais da agência e do anunciante estejam completos e corretos.
- Não serão aceitas autorizações feitas a lápis ou autorizações rasuradas, com ressalvas ou emendas.

5) CANCELAMENTOS
- Até 14 dias antes do inicio da veiculação, o cancelamento será efetuado sem ônus, se o cancelamento for realizado após esse período, a campanha reservada será faturada integralmente pela exibidora.

6) FISCALIZAÇÃO / CHECK IN
- Qualquer fiscalização ou checagem deverá ser feita a partir do 5º dia da BI-Semana® pela agência/anunciante, objetivando sempre sanar eventuais falhas.
- Não é responsabilidade das Exibidoras Afiliadas o envio de comprovação e/ou fiscalização/checking fotográfico.
- As exibidoras Afiliadas acatarão e tomarão as providências necessárias para toda e qualquer reclamação pertinente a falhas na exibição, desde que formalizada por escrito e documentada fotograficamente pelas empresas de fiscalização.
- Não serão aceitas reclamações efetuadas após o término da BI-Semana® de veiculação.

7) ENTREGA DO MATERIAL (CARTAZ, LONA, APLIQUE)
- Os cartazes a serem exibidos devem ser entregues nas exibidoras até às 18 horas da quinta-feira anterior ao início da BI-Semana®, com acréscimo de 10% na quantidade por exibidora e nunca inferior a 1 (um) cartaz para reposição que eventualmente ocorra no período da exibição. Não serão aceitos descontos gerados por falta do excedente para reposição. Recomenda-se que no período de janeiro a março seja produzida uma quantidade maior de reposição (20%). Um reprint do layout deverá acompanhar o cartaz para orientação durante o processo de colagem.

CUSTOS E DESCONTOS ADICIONAIS

1) TABULETAS DUPLAS E TRIPLAS
Acréscimo de 35% nas tabuletas adicionais (segundas e terças).

2) APLIQUES
- Os custos de apliques são calculados de acordo com suas metragens, tanto para apliques bidimensionais ou tridimensionais (limitados a 1 metro acima da moldura), exceto as praças de São Paulo e Rio de Janeiro que possuem custos específicos. Serão acrescentados os seguintes percentuais sobre os preços das tabuletas: apliques bidimensionais com até 3m² terão acréscimo de 30%; de 3m² a 7m² terão acréscimo de 50% e acima de 7m² terão acréscimo de 80%. Apliques tridimensionais com até 3m³ terão acréscimo de 90%; de 3m³ a 7m³ terão acréscimo de 150% e acima de 7m³ terão acréscimo de 240%.
- Os apliques que ultrapassarem a dimensão de 9m² serão considerados projetos especiais e orçados mediante layout ou croqui.
- Os apliques não poderão interferir na estrutura das tabuletas. Ex.: retirada das molduras (exceto nas junções) e alterações nas estruturas.

3) TROCA DE CARTAZES DENTRO DA BI-SEMANA®
- Acréscimo único de 10%.

FORMATOS MÚLTIPLOS

SIMPLES

DUPLO

DUPLO COM JUNÇÃO

TRIPLO

TRIPLO COM JUNÇÃO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

FORMATO-PADRÃO
- Tamanho do cartaz: total com 16 ou 32 folhas = 8,80 m x 2,90 m.
- Arte-final: formato mínimo de 48,0 cm x 16,0 cm.

GABARITO DAS FOLHAS DO CARTAZ
- Cartaz de 32 folhas:
- Cada folha: 1,12 x 0,76 m.

- Cartaz de 16 folhas (folha dupla): 
- Cada folha: 1,12 x 1,45 m.

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